10. ARQUITETURA REGIONAL

A arquitetura de Chapecó e região tem forte influência daqueles que povoaram a região, sendo estes poloneses, italianos e alemães, assim como descendentes vindos do Rio Grande do Sul. 

Pode-se perceber que  edifícios remanecentes no município sofreram alterações para adequar-se a realidade a que servem. 

Como exemplo de antiga residência que hoje abriga loja de calçados, que teve sua fachada alterada, recebendo fechamento em vidro para abrigar as vitrines. 

Edifício que sofreu alterações na fachada.

Fonte: Joana Cerutti Machado, junho 2010. 

Edifício que sofreu alterações na fachada.

Fonte: Joana Cerutti Machado, junho 2010. 

Essa edificação nos mostra ainda os poucos traços que restaram de sua arquitetura real, ela foi modificada devido ao seu uso comercial no pavimento térreo, a placa de identificação acaba escondendo alguns detalhes da fachada e poluindo a mesma. Nota-se que também recentemente tiveram algum cuidado com sua aparência “retocando” sua pintura. Já no térreo sua aparência mudou nas esquadrias, permitindo assim uso de vitrinas e mudando novamente sua leitura. 

Antiga Residência que sofreu alterações

Fonte: Joana Cerutti Machado, junho 2010. 

Alguns edifícios hoje contruídos não tem parâmentros de influências, usando elementos muitas vezes não justificados, como é o caso de cores e materiais que se divergem. 

Edificio comercial na cidade de Blumenau

Fonte: Fernanda de Freitas, maio 2010. 

Pode ser perceber o contraste entre as obras antigas presentes em diferentes regiões do estado de Santa Catarina, como o caso da comparação entre edificações na cidade de Chapecó e Blumenau, onde nesta imagem nota-se que em  as características da colonização regional são mais frequentemente lembradas nos padrões arquitetônicos das edificações. 

 

Fonte: Joana Cerutti Machado, junho 2010. 

Edifício destinado a clínica médica - centro de Chapecó

Fonte: Joana Cerutti Machado, junho 2010. 

A Clinica de Olhos Dr. Delso Bonfante, projeto do arquiteto Glicério Webber, em meados de 2007, está localizada no centro da cidade de Chapecó, tem linhas contemporâneas, retilíneas e horizontais. Resultam em uma fachada modulada, onde a continuidade branca é cortada por planos verticais de pedra palito. Os materiais utilizados foram concreto, vidro metal e pedra palito.

Percebe-se o uso de materiais atuais como ACM. 

centro de eventos do município de Chapecó

  Fonte: www. chapeco.gov.br 

O centro de eventos de Chapecó, obra pública construída no ano de 2008, foi planejado por escritório que se distante da realidade local. Pode-se arriscar dizer que o projeto não buscou a integração com a cultura do município, esta edificação poderia estar implantada em qualquer outra cidade, não representa ou identifica Chapecó em sua concepção. Várias outras temáticas que poderiam ser desenvolvidas, dentro de uma dinâmica de arquitetura contemporânea que é, para caracterizar melhor a maior cidade do oeste catarinense. 

Edificação comercial - Arquiteta Fernanda Moschetta

 Fonte: Joana Cerutti Machado, junho 2010. 

A edificação da Casa da Mata Bar e Restaurante, localizada nos altos da Avenida Getulio Vargas, Chapecó, é contemporânea. Foi executada no ano de 2007, pela arquiteta e urbanista Fernanda Moschetta. O projeto conceitual usou do local de implantação para caracterizar a obra, os materiais utilizados variam de vidro, madeira, pedra e metal – este último para esquadrias e estrutura. A vegetação presente no terreno foi em partes mantida em meio a um deck.

Residência bairro Maria Goretti

Fonte: Joana Cerutti Machado, junho 2010. 

Esta residência aparenta ser do final da década de 80, a platibanda possui detalhes que seguem os ritmos da aberturas nas paredes, possui linhas ortogonais em sua fachada,  se destaca das demais casas também por sua locação no terreno e por não possuir muros ou qualquer cercamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s